quarta-feira, 8 de agosto de 2007

LITOS - 21



Litos fez as suas camadas jovens no Boavista integrando, após uma passagem por empréstimo ao Campomaior e ao Estoril, o plantel sénior. Em 2000 sagrou-se campeão português e consta no seu curriculum
também uma Taça de Portugal. Antes de vir para a Académica vestiu a camisola do Málaga durante 5 anos.

Fora de Jogo: Sempre foi a carreira que quis seguir?!
Litos: Eu sempre tive a paixão pela bola, já os meus irmãos também mas não tiveram a sorte que eu tive… sempre fui para a rua jogar com os meus amigos tive a sorte e trabalheipara isso também.


Fora de Jogo: É complicado chegar a profissional em Portugal?
Litos: É muito complicado porque requer muito espírito de sacrifício e neste momento que o futebol português esta a passar uma fase dificil.


Fora de Jogo: Não acha que Portugal não tem estrutura para comportar os salários?
Litos:
O problema é esse, também não dão condições aos adeptos, os bilhetes são muito caros mas também por causa das especulações que há no futebol português sobre a corrupção... as pessoas afastam-se do futebol. Neste momento no futebol português a grande vitima é o futebolista porque é o grande protagonista e não estão a cuidar dele.


FDJ: A nova reforma tem gerado alguma polémica. Qual a sua opinião no que diz respeito a este assunto?
Litos:
Eu penso que não vai para a frente. O futebolista nunca teve muita protecção e nunca deram garantias ao profissional a nível de futuro. É lamentável…a nível de federação, de sindicato dos futebolistas porque não têm muita força.


FDJ: E a nível médico, os jogadores estão bem protegidos?
Litos: Eu penso que sim, agora com as novas tecnologias e há bons médicos.


FDJ: Na altura que se transferiu para o Málaga foi por opção?
Litos: Foi mais opção porque felizmente tive uma carreira brilhante no Boavista. Os anos que passei lá concretizei os meus objectivos tanto pessoais como colectivos, ganhei tudo o que tinha a ganhar em Portugal. Queria novas experiências e fui para uma liga espanhola super competitiva.


FDJ: Qual o balanço que retira da experiência?
Litos: O balanço foi muito positivo, é com grande nostalgia que recordo os meus anos no Málaga.


FDJ: Qual foi a sensação de ser campeão no Boavista?
Litos: A sensação é a redobrar, ser campeão num clube como o Boavista… aqui os campeões são crónicos, os ditos três grandes, e um outsider como o Boavista…ninguém acreditava no nosso potencial, nas nossas qualidades e nós lutamos contra tudo e contra todos.


FDJ: O espírito vivido era de grande euforia ou de pressão?
Litos: Nós só assumimos a 10 jornadas do fim que íamos lutar pelo título porque diziam que não tínhamos qualidade para ser campeões nem jogar com tanta pressão e então nos assumimos e cumprimos.


FDJ: A nível de adeptos nota alguma diferença do Norte para o Sul?
Litos:
Sim, é diferente. As pessoas no Norte são mais ferrenhas e o pessoal é muito dado aos seus clubes e são mais muito fanáticos. Mas aqui em Coimbra é de elogiar a atitude dos adeptos porque isto é um clube especial e a Mancha Negra particularmente apoia muito o clube.


FDJ: Apercebeu-se da coreografia feita contra o F.C. Porto?
Litos:
Sim, foi espectacular e também sei que é um cenário que dá muito trabalho mas é esse espírito que nos muito alento. É muito importante este tipo de iniciativas porque nós apercebemo-nos que eles estão connosco não só em casa como fora, são verdadeiros.


FDJ: Que campeonatos costuma acompanhar?
Litos: Principalmente a liga espanhola não só porque joguei lá mas também porque tenho lá muitos amigos.


FDJ: Alguma vez Portugal vai conseguir chegar ao nível competitivo do espanhol?
Litos:
Por este andar não. É com certa mágoa (…) há muita tradição no nosso país, temos muito bons jogadores mas acabam todos por ir para o estrangeiro.


FDJ: Como costuma ocupar os tempos livres?
Litos: Estar em casa, ler…gosto muito de de ler e estar com a família como é claro.

Nenhum comentário: