domingo, 12 de agosto de 2007

FUTEBOL MODERNO


Já lá vai o tempo em que um jogador entrava em campo por amor à camisola e em troca de “meia dúzia de tostões”, comida e equipamento.
O futebol era a festa do povo, por vezes, aos domingos, começava a rolar a bola às nove horas da manhã com os infantis e acabava as cinco da tarde com os seniores. As famílias iam todas, era uma forma de passar o domingo, de conviver e…sem grandes custos.
Isto depois de se passar a fase que o “futebol era só para os homens” e quando as mulheres começaram a infiltrar-se naquilo que muitos consideravam o seu escape.
Começou-se a ouvir mais berros, mais bocas aos árbitros, aos adversários… “oh guarda-redes és todo jeitoso”, ouvia-se por vezes uma senhora gritar na tentativa de o distrair de um ataque.
Enfim, velhos tempos…
Hoje em dia, o futebol modernizou-se, fizeram-se estádios novos, capitalizaram-se os clubes.
O que movimenta o futebol são os empresários, as SAD’S e…o dinheiro. Uma família inteira para ir ao futebol só se for pedir. Bilhetes a 20 e 30 euros é incomportável para a maioria dos portugueses. Foi retirado ao povo aquilo que ele tinha de melhor.
Claro que há a televisão…sim a televisão que, geralmente, passa os melhores jogos em canais fechados…Lá está, outro fenómeno do futebol moderno, a pay tv. Fazem-se horários e marcam-se datas de jogos consoante a programação do canal, canal esse pago.
Muitas mudanças que diluíram a essência do futebol. O futuro prevê-se “negro” no que diz respeito à inversão desta tendência. São contratados cada vez mais jogadores estrangeiros, os bilhetes tendem a aumentar, os estádios vão ficando vazios aos poucos.

Nenhum comentário: